Prof: Luis Henrique Campos Braune
EMENTA:
Conceitos Básicos sobre Orientação a Objetos; Linguagens de Programação Orientadas a Objetos; Projetos de Interface Orientada a Objetos; Análise e Projetos de Sistemas Orientados a Objetos; Tendências de Pesquisa e Desenvolvimento.
I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Analisar e projetar software industrial e comercial baseado em objetos.
Implementar pequenas aplicações com interface gráfica utilizando objetos já definidos no ambiente de desenvolvimento.
II. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Criação de aplicações em computação
- Capacidade de trabalhar com computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto.
- Capacidade de desenvolver processamento de imagens de diferentes origens.
- Capacidade de desenvolver jogos e ferramentas para apoio ao ensino.
- Capacidade de lidar com automação, controle e monitoração de sistemas complexos.
III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Teoria de Programação por Objetos
- Classes
- Objetos
- Herança (simples e múltipla)
- Métodos
- Sobrecarga
- Polimorfismo
2. Construção de Programas
- Tipos de dados;
- Sintaxe;
- Classes;
- Heranças principais;
3. Construção de Aplicações Gráficas
- Estrutura de uma aplicação
- Orientação a eventos
- APIs
- Classes definidas
4. Estudo de Caso
- Diagramas de Classe
- Casos de Uso
- Estrutura básica de uma aplicação
- Pacotes e classes
- APIs
- Classes definidas
- Desenvolvimento de uma aplicação
IV. PROCEDIMENTOS E RECURSOS DE ENSINO:
Exposição oral de teoria e aplicação de exercícios práticos de fixação no laboratório.
Recursos: quadro branco e caneta para teoria, laboratório de informática para exercícios práticos.
V. AVALIAÇÃO:
Prova escrita, trabalhos em forma de desenvolvimento de programas, desempenho em sala.
VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. COAD, Peter. Projeto baseado em objetos. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
2. MARTIN, James. Análise de projetos orientados a objetos. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1996.
3. SHLAER, Sally. Análise de sistemas orientados para objetos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil,1990.
VII. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1. SHAMMAS, Namir Clement. Programação orientada para objetos com Turbo Pascal 5.5. São Paulo: Makron Books: McGraw-Hill, 1991.
2. GRANERO, Airton da Fonseca. Programação orientada para objeto em C++ no ambiente. São Paulo: Atlas, 1995.
VIII. PERIÓDICOS:
Revista Dr. Dobbs
IX. SOFTWARE DE APOIO:
DevC++ - ambiente de desenvolvimento freeware.
JSDK – Conjunto de Ferramentas de Desenvolvimento em Java
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
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