Projeto de Interface
1980 - Orientado à Tecnologia (e na época era tudo na base de "só teclado", as interfaces eram À base de digitação)
1990 - Orientado ao Usuário
Hoje em dia - Envolvimento do usuário (o usuário participa ativamente do desenvolvimento da interface)
Fases
1 -Coletar e analisar as informações do usuário;
2 - Projetar a interface;
3 - Construir a interface;
4 - Validar a interface;
*toda vez que precisar fazer alguma alteração no projeto, as fases deverão ser todas executadas, nesta mesma ordem.
1ª fase:
Determinar o perfil do usuário;
(Fazendo questionários, entrevistas, enfim, coletando dados de alguma forma)
Executar as análises das tarefas do usuário;
(usado no processo de enganharia de software)
Coletar as necessidades do usuário;
(nenhum comentário relevante..)
Analisar o ambiente do usuário;
Relacionar as necessidades com as tarefas do usuário;
(Avaliar se as necessidades que o usuário relatou são realmente interessantes ou válidas para o sistema)
- Quem é o usuário?
- Qual a experiência que ele tem?
Questões importantes:
- Que tarefas o usuário executa?
- Quais delas são críticas?
- Quais os passos?
- Quais são os objetivos?
- Que informações são necessárias?
- Que ferramentas são utilizadas para executar essas tarefas?
- Que resultados eles geram?
- Determinar o que os usuários esperam
*GOMS -> Goals, Operators, Methods, and Selection rules
(Objetivos, operações, métodos e regras de seleção)
O importante:
- Que tecnologias o usuário necessita?
- Quem vai dar manutenção?
- Quais os treinamentos necessários?
Analisar o ambiente do usuário
1º: Ambiente físico -> espaço, iluminação, condições gerais de sobrevivência, ruído, temperatura, tipo de computador, etc...
2º Localização e mobilidade -> escritório, home office, usuário móvel...
*Considerar a possibilidade de usuários com necessidades especiais
*Considerar as diferenças culturais, pois existem culturas que, por exemplo, consideram o azul com uma cor nefasta
Para o usuário, existem tantos processos são tão comuns que tornam-se invisíveis para ele, e se ele deixa de relatar a necessidade deste processo para o projetista, ele irá sentir falta deste quando for utilizar o sistema.
Objetivos da usabilidade:
- Fazer com que o usuário seja capaz de utilizar o produto
- Efetividade, ou seja, fazer com que o usuário seja produtivo
- Minimizar o treinamento necessário
- Fazer com que o usuário fique satisfeito
Desenvolver cenários e tarefas: o cenário é uma seqüência de tarefas (decompostos em subtarefas), organizados hierarquicamente.
*aula finalizada no slide 17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário