terça-feira, 23 de setembro de 2008

Projeto de Interface - 23/09/2008

Projeto de Interface

1980 - Orientado à Tecnologia (e na época era tudo na base de "só teclado", as interfaces eram À base de digitação)
1990 - Orientado ao Usuário
Hoje em dia - Envolvimento do usuário (o usuário participa ativamente do desenvolvimento da interface)

Fases

1 -Coletar e analisar as informações do usuário;
2 - Projetar a interface;
3 - Construir a interface;
4 - Validar a interface;

*toda vez que precisar fazer alguma alteração no projeto, as fases deverão ser todas executadas, nesta mesma ordem.

1ª fase:

Determinar o perfil do usuário;
(Fazendo questionários, entrevistas, enfim, coletando dados de alguma forma)

Executar as análises das tarefas do usuário;
(usado no processo de enganharia de software)

Coletar as necessidades do usuário;
(nenhum comentário relevante..)

Analisar o ambiente do usuário;
Relacionar as necessidades com as tarefas do usuário;
(Avaliar se as necessidades que o usuário relatou são realmente interessantes ou válidas para o sistema)

- Quem é o usuário?
- Qual a experiência que ele tem?

Questões importantes:
- Que tarefas o usuário executa?
- Quais delas são críticas?
- Quais os passos?
- Quais são os objetivos?
- Que informações são necessárias?
- Que ferramentas são utilizadas para executar essas tarefas?
- Que resultados eles geram?
- Determinar o que os usuários esperam

*GOMS -> Goals, Operators, Methods, and Selection rules
(Objetivos, operações, métodos e regras de seleção)

O importante:
- Que tecnologias o usuário necessita?
- Quem vai dar manutenção?
- Quais os treinamentos necessários?

Analisar o ambiente do usuário
1º: Ambiente físico -> espaço, iluminação, condições gerais de sobrevivência, ruído, temperatura, tipo de computador, etc...
2º Localização e mobilidade -> escritório, home office, usuário móvel...
*Considerar a possibilidade de usuários com necessidades especiais
*Considerar as diferenças culturais, pois existem culturas que, por exemplo, consideram o azul com uma cor nefasta

Para o usuário, existem tantos processos são tão comuns que tornam-se invisíveis para ele, e se ele deixa de relatar a necessidade deste processo para o projetista, ele irá sentir falta deste quando for utilizar o sistema.

Objetivos da usabilidade:
- Fazer com que o usuário seja capaz de utilizar o produto
- Efetividade, ou seja, fazer com que o usuário seja produtivo
- Minimizar o treinamento necessário
- Fazer com que o usuário fique satisfeito

Desenvolver cenários e tarefas: o cenário é uma seqüência de tarefas (decompostos em subtarefas), organizados hierarquicamente.

*aula finalizada no slide 17

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