terça-feira, 24 de novembro de 2009

Perguntas de CompGraf e MultiHipermídia

COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS

1 - Quais os fatores que determinam como a imagem 2D é formada no plano par ser exibda?
R: posição da câmera, orientação, ponto focal, tipo de projeção dos planos de recorte.

2 - Quando plano de recorte é utilizado?
R: quando atores estão muito proximos ou muito distantes da camera, de forma que apenas os atores que estao na área englobada pelos planos de recorte são potencialmente visíveis.

3 - O que caracteriza um desenho em perspectiva?
R: o encurtamento perspectivo e os pontos de fuga.

3a - Defina O encurtamento perspectivo?
R: É a ilusão de que os objetos e comprimentos são cada vez menores à medida que sua distância ao centro de projeção aumenta.

4 - O que determina número de pontos de fuga principais?
R: É determinado pelo número de eixos principais intersectados pelo plano de projeção.

5 - Defina entre projeções paralelas e projeções em perspectiva .
R: projetantes não perpendiculares ao plano de projeções (Paralela); projeções não paralelas aos planos principal (Paralela Ortográfica); projeções paralelas aos planos principal (Paralela Obliqua); projetantes convergentes . (Perspectiva)

6 - Objetos distantes aparecem menores, desvanecendo à distância e objetos distorcem-se quando vistos de forma oblíqua . Estes conceitos se referem à :

a) Projeção em Perspectiva (Projeção dos Pontos) ( )
b) Projeção em Perspectiva (Plano de Projeção) ( )
c) Projeção em Perspectiva (Impressão Visual) ( X )
d) Projeção em Perspectiva (Caso Especial) ( )

7 - Determine os fatores da cena sintética.
R: posição da câmera, orientação, ponto focal, tipo de projeção e posição dos planos de recorte

8 - Qual a finalidade do azimuth?
R: Rotacionar a posição da câmera ao redor do seu vetor view up, com centro no ponto focal.

9 - Defina entre projeções paralelas e projeções em perspectiva .
projetantes convergentes . (...Perspectiva...........)
projetantes não perpendiculares ao plano de projeções ( .......Paralela ......)
projeções paralelas aos planos principal ( .......Paralela Obliqua ....)
projeções não paralelas aos planos principal ( ........Paralela Ortográfica ....)

10 - As projeções paralela ortográficas se subdividem em : de uma característica de cada

R: Vistas , tem como característica projeções paralelas aos planos principais. Axonométrica , tem como característica , projeções não paralelas aos planos principais

11 - Preencha com V ( quando for VISTA ) ou A ( quando for AXONOMÉTRICA ) :

a) Isometria ( A )
b) Vistas seccionais ( V )
c) Vistas auxiliares ( V )
d) Trimétrica ( A )
e) 3 vistas ( V )
f) Dimétrica ( A )

12 - Objetos distantes aparecem menores, desvanecendo à distância e objetos distorcem-se quando vistos de forma oblíqua . Estes conceitos se referem à :

a) Projeção em Perspectiva (Impressão Visual) ( X )
b) Projeção em Perspectiva (Plano de Projeção) (......)
c) Projeção em Perspectiva (Projeção dos Pontos) ( .......)
d) Projeção em Perspectiva (Caso Especial) (........)

13 - Indique e defina os tipos de transformações geométricas.
R: São os princípios de: translação, rotação e escalamento. Translação é uma operação que desloca pontos em uma determinada direção, definida através de uma equação. Escalamento pode tornar o objeto maior ou menor, definido através de uma equação. Rotação gira um determinado objeto de um determinado ângulo, também definido por uma equação.

14 - O que é projeção? Quais os dois tipos possíveis?
R: É apresentar uma entidade tridimensional num meio bidimensional.

Existem dois tipos possíveis de projeção: Projeção paralela onde distancia do plano de projeção não importa. Projeção perspectiva reproduz realisticamente efeitos causados pela distância.

15 - Explique a técnica utilizada em projeção perspectiva.
R: São técnicas derivadas daquelas utilizadas pelos artistas e desenhistas profissionais. Pode se dizer que o olho do observador coloca-se no centro de projeção, e o plano que deve conter o objeto ou cena projetada transforma-se no plano de projeção.

16 - Cite e explique as anomalias da Perspectiva:
R: Encurtamento perspectivo: Quanto mais distante um objeto está do centro de projeção, menor parece ser. Confusão Visual: Os objetos situados atrás do centro de projeção são projetados no plano de projeção de cima para baixo e de trás para a frente.


MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA

1 - defina Sistema multimidia.
R: Sistema capaz de manipular ao menos um tipo de mídia discreta e um tipo de mdia contínua na forma digital maneira sincronizada.

2 - Para compror um documento hipermidia?
R: Hipertexto e multimidia.

3 - Quais são os componetes de um arquivo multimidia?
R: texto, imagens, gráficos, áudio, video, animação.

4 - Cite os paradigmas para os modelos de sincronização temporal. Descreva um deles.
R: Scripts, Timeline, Ferramentas para Especificação Formal, Sincronização, Hierárquica, Baseado em Restrições, Baseado em Eventos. Script: usa programação baseada em script para especificar a sincronização. vantagem: expressividade. Desvantagem: requer conhecimento de programação, dificuldade na vizualização da estrutura do documento.

5 - Defina o conceito de hipermídia.
R: É uma fusão entre hipertexto e multimídia, onde os conceitos de nós e links podem ser aplicados em diferentes tipos de mídia (texto, imagem, gráfico, vídeo, áudio).

6 - Quais os principais elementos de hipermídia?
R: Nós (âncoras), Elos (links) e blocos de informação (texto, áudio, vídeo, imagem).

7 - Defina âncora e elos.
R: A âncora representa uma região do conteúdo de um nó que pode ser usada para criar elos. Os elos são usados para representar o relacionamento entre os nós.

8 - Quais as unidades de tempo da hipermídia?
R: Instantes (eventos que acontecem instantaneamente e não tem duração) e Intervalos (eventos com duração que acontecem entre um par de instantes).

9 - O que são sistemas multimídia?
R: São sistemas capaz de manipular ao menos um tipo de mídia discreta e um tipo de mídia continua na forma digital de maneira sincronizada.

10 - O que são sistemas Hipermídia?
R: São sistemas Multimídia capaz de tratar eventos causados pela interação com o usuário e reagir a esses eventos.

11 - Relacione as colunas:
a) Indicam os objetos que deram origem aos outros objetos
b) Especificam a estrutura lógica de um documento, tal como livros e seus capítulos
c) Relação de hipermídia tradicional
d) Definem posicionamento temporal e espacial dos objetos
e) Representam semântica de linguagens de programação

(c)Relação de Referencia
(d)Relação de Sincronização
(b)Relação de Estruturação
(e)Relação de Semântica
(a)Relação de derivação

12 - Indique e defina as principais entidades hipermídia.
R: Blocos de informação que são compostos por nós que representam um objeto de mídia abstraindo como seu conteúdo está representado e ancoras que representa uma região do conteúdo de um nó que pode ser usada para criar elos.

Existe também os relacionamentos que são compostos por elos(links) que são usados para representar relacionamentos entre os nós e nós de composição/composições que são usados para representar relacionamentos entre os nós, usados também para representar relações de estruturação e relações de sincronização.

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