COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS
1 - Quais os fatores que determinam como a imagem 2D é formada no plano par ser exibda?
R: posição da câmera, orientação, ponto focal, tipo de projeção dos planos de recorte.
2 - Quando plano de recorte é utilizado?
R: quando atores estão muito proximos ou muito distantes da camera, de forma que apenas os atores que estao na área englobada pelos planos de recorte são potencialmente visíveis.
3 - O que caracteriza um desenho em perspectiva?
R: o encurtamento perspectivo e os pontos de fuga.
3a - Defina O encurtamento perspectivo?
R: É a ilusão de que os objetos e comprimentos são cada vez menores à medida que sua distância ao centro de projeção aumenta.
4 - O que determina número de pontos de fuga principais?
R: É determinado pelo número de eixos principais intersectados pelo plano de projeção.
R: projetantes não perpendiculares ao plano de projeções (Paralela); projeções não paralelas aos planos principal (Paralela Ortográfica); projeções paralelas aos planos principal (Paralela Obliqua); projetantes convergentes . (Perspectiva)
b) Projeção em Perspectiva (Plano de Projeção) ( )
c) Projeção em Perspectiva (Impressão Visual) ( X )
d) Projeção em Perspectiva (Caso Especial) ( )
7 - Determine os fatores da cena sintética.
R: posição da câmera, orientação, ponto focal, tipo de projeção e posição dos planos de recorte
R: Rotacionar a posição da câmera ao redor do seu vetor view up, com centro no ponto focal.
9 - Defina entre projeções paralelas e projeções em perspectiva .
projetantes convergentes . (...Perspectiva...........)
projetantes não perpendiculares ao plano de projeções ( .......Paralela ......)
projeções paralelas aos planos principal ( .......Paralela Obliqua ....)
projeções não paralelas aos planos principal ( ........Paralela Ortográfica ....)
10 - As projeções paralela ortográficas se subdividem em : de uma característica de cada
R: Vistas , tem como característica projeções paralelas aos planos principais. Axonométrica , tem como característica , projeções não paralelas aos planos principais
11 - Preencha com V ( quando for VISTA ) ou A ( quando for AXONOMÉTRICA ) :
a) Isometria ( A )
b) Vistas seccionais ( V )
c) Vistas auxiliares ( V )
d) Trimétrica ( A )
e) 3 vistas ( V )
f) Dimétrica ( A )
12 - Objetos distantes aparecem menores, desvanecendo à distância e objetos distorcem-se quando vistos de forma oblíqua . Estes conceitos se referem à :
b) Projeção em Perspectiva (Plano de Projeção) (......)
c) Projeção em Perspectiva (Projeção dos Pontos) ( .......)
d) Projeção em Perspectiva (Caso Especial) (........)
13 - Indique e defina os tipos de transformações geométricas.
R: São os princípios de: translação, rotação e escalamento. Translação é uma operação que desloca pontos em uma determinada direção, definida através de uma equação. Escalamento pode tornar o objeto maior ou menor, definido através de uma equação. Rotação gira um determinado objeto de um determinado ângulo, também definido por uma equação.
R: É apresentar uma entidade tridimensional num meio bidimensional.
Existem dois tipos possíveis de projeção: Projeção paralela onde distancia do plano de projeção não importa. Projeção perspectiva reproduz realisticamente efeitos causados pela distância.
15 - Explique a técnica utilizada em projeção perspectiva.
R: São técnicas derivadas daquelas utilizadas pelos artistas e desenhistas profissionais. Pode se dizer que o olho do observador coloca-se no centro de projeção, e o plano que deve conter o objeto ou cena projetada transforma-se no plano de projeção.
16 - Cite e explique as anomalias da Perspectiva:
R: Encurtamento perspectivo: Quanto mais distante um objeto está do centro de projeção, menor parece ser. Confusão Visual: Os objetos situados atrás do centro de projeção são projetados no plano de projeção de cima para baixo e de trás para a frente.
MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA
1 - defina Sistema multimidia.
R: Sistema capaz de manipular ao menos um tipo de mídia discreta e um tipo de mdia contínua na forma digital maneira sincronizada.
2 - Para compror um documento hipermidia?
R: Hipertexto e multimidia.
3 - Quais são os componetes de um arquivo multimidia?
R: texto, imagens, gráficos, áudio, video, animação.
4 - Cite os paradigmas para os modelos de sincronização temporal. Descreva um deles.
R: Scripts, Timeline, Ferramentas para Especificação Formal, Sincronização, Hierárquica, Baseado em Restrições, Baseado em Eventos. Script: usa programação baseada em script para especificar a sincronização. vantagem: expressividade. Desvantagem: requer conhecimento de programação, dificuldade na vizualização da estrutura do documento.
5 - Defina o conceito de hipermídia.
R: É uma fusão entre hipertexto e multimídia, onde os conceitos de nós e links podem ser aplicados em diferentes tipos de mídia (texto, imagem, gráfico, vídeo, áudio).
6 - Quais os principais elementos de hipermídia?
R: Nós (âncoras), Elos (links) e blocos de informação (texto, áudio, vídeo, imagem).
7 - Defina âncora e elos.
R: A âncora representa uma região do conteúdo de um nó que pode ser usada para criar elos. Os elos são usados para representar o relacionamento entre os nós.
8 - Quais as unidades de tempo da hipermídia?
R: Instantes (eventos que acontecem instantaneamente e não tem duração) e Intervalos (eventos com duração que acontecem entre um par de instantes).
9 - O que são sistemas multimídia?
R: São sistemas capaz de manipular ao menos um tipo de mídia discreta e um tipo de mídia continua na forma digital de maneira sincronizada.
10 - O que são sistemas Hipermídia?
R: São sistemas Multimídia capaz de tratar eventos causados pela interação com o usuário e reagir a esses eventos.
11 - Relacione as colunas:
a) Indicam os objetos que deram origem aos outros objetos
b) Especificam a estrutura lógica de um documento, tal como livros e seus capítulos
c) Relação de hipermídia tradicional
d) Definem posicionamento temporal e espacial dos objetos
e) Representam semântica de linguagens de programação
(c)Relação de Referencia
(d)Relação de Sincronização
(b)Relação de Estruturação
(e)Relação de Semântica
(a)Relação de derivação
12 - Indique e defina as principais entidades hipermídia.
R: Blocos de informação que são compostos por nós que representam um objeto de mídia abstraindo como seu conteúdo está representado e ancoras que representa uma região do conteúdo de um nó que pode ser usada para criar elos.
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