segunda-feira, 15 de março de 2010

Discurso Colação - 11/03/2010

Boa Noite, para todos os convidados!!

E "Hello World!" para todos os formandos!!

Sim isso mesmo, Hello Word, pois é com essa expressão que todos nos formandos iniciamos nossos programas sempre que uma nova linguagem de programação nos era apresentada, e é assim que esperamos iniciar essa nova fase de nossas vidas. Como já dizia Albert Eistein "A mente que se abre para uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". Essa frase sintetiza perfeitamente um dos aspectos que a Ciência da Computação exige de nós: Mente aberta para a constante inovação. A Computação, como uma ciência nova comparada com as outras já existentes, nos mostra que ainda há muito que se criar e desenvolver.

Pode não parecer verdade, mais sim, finalmente o dia da nossa colação chegou, tanto é verdade que ate o Tadeu esta presente! Seria hipocrisia da minha parte em não considerar que somos vencedores por alcançar o tão batalhado título de Bacharel em Ciência da Computação, até por que no inicio éramos quase 60, e hoje estão presentes aqui apenas 26. Conquista que muitas vezes nos arrancou horas de sono afastando-nos dos nossos familiares para terminarmos os trabalhos solicitados, que estranhamente pareciam impossíveis de serem feitos.

Ao longo desses 4 anos tivemos a oportunidade de compartilharmos vários momentos juntos, será difícil não lembrar dos downloads intermináveis da Thais que roubava toda a banda de internet da UBM, as historia mirabolantes do Vladmir ou então do desespero pré prova onde sempre surgia o Rafael com suas abreviações salvadoras e a Elaine e Fabiana com uma paciência sobrenatural pra explicar a matéria de todo um período em apenas 5 minutos e as fugas relâmpago do Rodolfo para encontrar sua namorada!! Durante esse tempo, aprendemos muito uns com os outros,tinha o Cold Fusion que tanto o Felipe MX falava, dos conceitos de rede passados pelo Leo Lopes e ate mesmo sobre a bolsa de valores com o João. Estilo, cada pessoa tinha o seu,seja observador como o Thiago Sot e o Fabricio, o jeitão Emo do JF, ou ate mesmo o estilo Djavan de ser do Leo. Tínhamos também o grupo do software livre formado pelo Tarciso e Dexter, e há de quem falasse mal dessa coisa chamada Linux! Tem também o pessoal que deixou sua marca na CSN, Francismar, Flagal, Pedro, Ricardo cada um de uma certa forma, e o Thiago Verde com seu trabalho praticamente secreto, ao melhor estilo da CIA. Vascaíno, todo sala tem que ter, que diga o Ederaldo e o Douglas. Uma data para o nosso reencontro, isso nos já temos, só nos resta torcer para que o casamento do Fefa e Livia não demore muito.

Estaremos saindo pela porta da frente desta universidade, agora como profissionais, levando conosco metas e objetivos para o exercício da profissão que escolhemos. E esperamos que este momento de separação, onde cada um de nós vai seguir o seu caminho, seja a oportunidade que damos ao destino para que ele possa nos reunir novamente.

Compreendam o que realmente importa. Carreiras são importantes, mas não é o mais importante. Se pararmos para pensar bem, podemos dizer que passamos a vida como malabaristas equilibrando sempre quatro bolas. Três delas são de vidro, representando a saúde, a espiritualidade e a família, e uma delas é de borracha, representando o trabalho. Se deixarmos cair a bola do trabalho, por ser ela de borracha, ela irá ao solo e voltará intacta, mas se deixarmos cair uma das bolas de vidro, ela se quebrará, e, ao tentarmos juntá-la, ela cortará nossas mãos. Portanto acima de tudo, cuidem de sua saúde, tenham fé, amem suas famílias e amigos, e sejam muito, mais muito felizes mesmo!

Obrigado a todos e sucesso para nós!

Nenhum comentário: